Links Úteis



Climatologia RJ
http://climatologia.com.br

O site reúne os produtos de temperatura da cidade do Rio de Janeiro desde 1984. As informações são geradas por sensoriamento remoto, da série LANDSAT 5, 7 e 8, e retrata a média anual da temperatura da superfície.
O site é uma parceria de trabalho de dois laboratórios, o Laboratório de Estudos da Dinâmica do Clima Urbano de Regiões Metropolitanas – DCLURME (Departamento de Geografia/UFRRJ) e do Laboratório de Análise de Satélites Ambientais – LASA (Departamento de Meteorologia/UFRJ).
O principal objetivo é oferecer ao usuário um panorama histórico e atual e, acima de tudo, um panorama espacial dos espaços de temperatura na cidade e identificar os locais mais favoráveis a ilha de calor e frescor urbanas.
O projeto deste site sob responsabilidade dos professores Andrews Lucena (Departamento de Geografia/UFRRJ), Leonardo de Faria Peres (Departamento de Meteorologia/UFRJ) e Tiago Badre Marino (Departamento de Geografia/UFRRJ), surge das pesquisas em clima urbano na região metropolitana do Rio de Janeiro desenvolvidas no âmbito do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As pesquisas nessa temática iniciaram em 2007 e tiveram como ponto de partida a tese de Doutorado do professor Andrews Lucena intitulada ?A ilha de calor na região metropolitana do Rio de Janeiro? desenvolvida no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) sob a orientação dos professores Otto Corrêa Rotunno Filho (COPPE/UFRJ), Leonardo de Faria Peres (Departamento de Meteorologia/UFRJ) e José Ricardo de Almeida França (Departamento de Meteorologia/UFRJ), e posteriormente em inúmeros artigos sobre a temática do clima urbano.



Plataforma Vicon SAGA
https://viconsaga.com.br/

Concebido há mais de uma década o Vicon – Vigilância e Controle, uma iniciativa 100% nacional e livre de custos, vem sendo desenvolvido e aprimorado constantemente pelo Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ – LAGEOP/UFRJ em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
No ano 2000 o sistema é criado, em sua primeira versão standalone, com a finalidade de retratar quaisquer eventos e entidades de um ambiente em uma base de dados georreferenciada. Diferenciava-se das demais aplicações existentes por sua flexibilidade na elabaração de formulários, o que também o tornava customizável a qualquer grupo de trabalho. O sistema também contemplava suporte a inserção de conteúdo multimídia, como fotos e vídeos, e quaisquer arquivos digitais relacionados ao fenômeno retratado.
O sistema logo despertou o interesse das mais diferenciadas necessidades de aplicação. Desde a espacialização de recursos hídricos pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro à análise espacial dos casos de dengue, além do apoio na gestão de informações em ambientes de desastres, tendo, neste último caso, apoiado em dezenas de missões de apoio a desastres ocorridos no país e também de âmbito internacional.